sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Qualidade de vida - Merenda Escolar e Alimentação dos jovens e adolescentes - Profª Ana Lucia Lessa

Uma da propostas curriculares da Educação Física no 3º. Bimestre para os alunos das turmas de 3ª. Séries do  Ensino Médio (Turmas 3000, 3001 e 3002) foi a Alimentação Saudável.

Buscamos refletir sobre hábitos alimentares em casa e na escola e sua influência na vida dos adolescentes e jovens.

Os temas abordados foram:

1- Conceito de Qualidade de Vida;

2- Alimentação saudável - O que deve constar em um cardápio adequado aos jovens;

3- Alimentação nas escolas - O que diz a Lei?

4- Cardápio ideal para jovens e adolescentes segundo nutricionista;

5- Alimentação e Atividade Física - influências;

6- Suplementos e vitaminas - implicações.


Após a pesquisa, os alunos fizeram uma exposição de cartazes no refeitório da escola com as conclusões dos trabalhos.



A ideia é aproveitar o tempo em que os alunos permanecem na fila para as refeições para conscientizá-los sobre hábitos saudáveis.




QV é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como: "a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações". 

“Essa definição deixa implícita a ideia de que o conceito de QV é subjetivo, multidimensional e inclui elementos de avaliação tanto positivos como negativos” (FLECK et al., 1999;The WHOQOL Group, 1996). 

“A OMS, propõe que a QV é multifatorial, referendando-se a partir das seguintes dimensões: (1) saúde física, (2) saúde psicológica, (3) nível de independência (em aspectos de mobilidade, atividades diárias, dependência de medicamentos e cuidados médicos e capacidade laboral), (4) relações sociais e (5) meio ambiente” (SOUZA, CARVALHO, 2003).

No Brasil, também vem crescendo o interesse pelo tema QV no campo da saúde. Isto se deve às possibilidades de utilizar as informações sobre QV como indicadores importantes de saúde e doenças (KAPLAN, 1995), e a associação com práticas assistenciais diárias dos serviços de saúde (MORRIS et al., 1998). O desenvolvimento da QV no campo da saúde permitirá mudanças conceituais e práticas em saúde, através da incorporação de aspectos socioeconômicos, psicológicos e culturais muitas vezes negligenciados e que poderão efetivamente contribuir para as ações multidisciplinares.

O objetivo da ação pela saúde é fazer com que, sob condições favoráveis, possa se promover a saúde. “As propostas de promoção da saúde, apresentadas pela primeira vez na Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Ottawa, 1986, entendem a saúde como elemento importante no conjunto de condições indispensáveis à QV. Entendida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, esse conceito de saúde supera o caráter estático, exclusivamente sanitário e de ausência de enfermidade. As estratégias de promoção da saúde voltam-se para estilos de vida e condições sociais, econômicas e ambientais que determinam a saúde e, de forma mais ampla, a qualidade de vida. Dessa forma, as ações em prol da saúde demandam a participação dos diversos setores da sociedade” (SOUZA, CARVALHO, 2003).

Torna-se necessário, portanto, aprofundar no conceito de Promoção de Saúde com o objetivo de nortear o verdadeiro sentido positivo da QV, através de propostas para o ensino, a pesquisa e a extensão.






"A alimentação nos adolescentes deve sustentar o crescimento, promover a saúde e ser agradável. Durante a adolescência, existem várias alterações de natureza fisiológica e hormonal que afetam as necessidades nutricionais, tal como um crescimento rápido e ganhos de massa muscular e óssea."

Em Alimentação Saudável - o seu guia de nutrição    podemos encontrar variadas informações sobre alimentação em geral. Vale a pena conferir.








Revista Veja - Edição Especial Jovens, aborda a questão da alimentação na adolescência.








Alimentação Escolar

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Programas e ações: 
Alimentação Escolar

Programa estadual de alimentação escolar: 

Este Manual de orientações tem como objetivo auxiliar a todos os profissionais envolvidos com a operacionalização do Programa de Alimentação Escolar/RJ no âmbito das unidades escolares, visando a contribuir para uma gestão eficiente e de maior qualidade.

Aborda os seguintes temas:

  • Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
  • Programa de Alimentação Escolar do Estado do Rio de Janeiro (PAE/RJ)
  • Recursos Financeiro
  • Atividades Desenvolvidas pela Coordenação de Alimentação Escolar
  • Operacionalização do PAE/RJ nas Unidades Escolares
  • Planejamento dos Cardápios
  • Gerência de Compras
  • Alimentação Saudável
  • Procedimentos Operacionais Padronizados (POP)
  • Recebimento de gêneros alimentícios
  • Armazenamento de alimentos
  • Descongelamento
  • Pré-preparo de legumes, vegetais e frutas
  • Cereais
  • Preparo (Cocção)
  • Distribuição
  • Higiene e saúde dos manipuladores de alimentos
  • Higiene ambiental, higiene dos equipamentos e utensílios
  • Procedimentos de Boas Práticas de Higienização
  • Cardápios
  • Valores Médios Nutricionais dos cardápios e Per Capita
  • Sugestões de cardápios para Almoço/Jantar
  • Preparações utilizadas no Programa de Alimentação Escolar
  • Calendário de Comercialização para Produtos Hortigranjeiros – CEASA/RJ
  • Orientações Nutricionais para alunos portadores de patologias e deficiências associadas à Nutrição
  • Anexos – Média dos Valores Nutricionais
  • Referências Bibliográficas.
Conhecer o que diz a Lei bem como o Manual é uma forma democrática de buscar nossos direitos bem como de valorizar aqueles que se dedicam para levar às nossas mesas uma merenda gostosa e de qualidade.











Merendeiras do CIEP 148 preparando a merenda escolar.



Este trabalho é apenas um ponto de partida para que seja despertado em vocês a necessidade de se buscar ainda mais conhecimento sobre este sério conteúdo que é a Alimentação.

Deixem aqui seus comentários e impressões sobre o desenvolvimento desta pesquisa.
Até a próxima!

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