A Lei Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 altera a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".
Todas as escolas públicas e particulares da educação básica devem ensinar aos alunos conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileiras.
Conhecer nossa história, valorizando nossa cultura, dentre vários fatores, requer conhecimento de nossas origens. À partir da busca do conhecimento sobre nossa cultura, valores como o respeito às diferenças e o desenvolvimento da tolerância em relação ao próximo, são estimulados e desenvolvidos dentro da escola e, consequentemente, levados para a vida.
O prof. Gilberto e seus alunos-artistas estão de parabéns pelo belo trabalho.
Tema: Arte Afro-Brasileira
Introdução: Fazer uma abordagem sobre o tema através da releitura de pinturas de um artista afro-descendente, dando destaque ao artista brasileiro Heitor dos Prazeres (sambista e pintor).
Objetivo: Resgatar a história da realidade dos descendentes africanos, utilizando-se da análise de obras de arte de artistas envolvidos com as questões étnico raciais, levando a turma a apreensão de conhecimentos sobre o tema.
Campo de Aplicação: Turma 902. Todo o trabalho de confecção de telas foi realizado em sala de aula.
Principais passos:
- Pesquisa sobre a história do artista Heitor dos Prazeres;
- Organização dos grupos;
- Confecção das telas;
- Exposição.
Fotos dos trabalhos:
Dica: Um forma de buscar entender mais sobre o tema e a pesquisa. O site A Cor da Cultura apresenta um rico material a todos, alunos e professores! Vale conferir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário